DSC Brazil | Controles e Projetos Ltda

Analizadores de Energia Electrica
"Portatiles" y "Para tableros"

Nos últimos 50 anos a eletrônica evoluiu em um ritmo vertiginoso, trazendo grandes benefícios e tornando a vida mais prática e confortável. Atualmente é difícil imaginar o mundo sem a influência de dispositivos eletrônicos.

Contudo todas estas comodidades acabaram refletindo diretamente no comportamento do sistema elétrico. Novas situações surgiram, levando, consequentemente, a novas preocupações. Nos dias de hoje, pode-se dizer que não basta ter energia elétrica disponível, é necessário que esta seja de qualidade.

O termo Qualidade da Energia Elétrica está relacionado a qualquer desvio que possa ocorrer na forma de onda. Dentre os fenômenos podem ser citados: afundamentos, elevações e interrupções da tensão, distorções harmônicas, flutuação de tensão (Flicker), desequilíbrio de tensão e variações da frequência.

Estes distúrbios podem ser causados por partida de motores, cargas não lineares, cargas especiais, má distribuições das cargas monofásicas, descargas atmosféricas entre outros, cujas consequências estão relacionadas diretamente com aumento de consumo, perdas de material, deterioração prematura de equipamentos e cabeamento.

Deste modo, a Qualidade da Energia Elétrica (QEE) é um fator de suma importância para a eficiência de todos os tipos de atividades, sejam estas industriais, comerciais ou de serviço. O monitoramento da qualidade é fundamental na gestão de eficiência energética em todos ambientes. Logo, o primeiro passo é conhecer e avaliar as condições do sistema de energia.

Medição

O objetivo de realizar a medição da Qualidade da Energia Elétrica é monitorar a ocorrência de eventos e determinar a periodicidade e severidade dos mesmos.

Tais fenômenos podem ocorrer de forma aleatória ou repetitiva, podendo ser originados pela distribuição ou gerados pelo próprio consumidor.

Para que todos os instrumentos realizem as medições com resultados semelhantes é importante que normas e padrões sejam seguidos. Atualmente, a norma NBR IEC 61000-4-30 define procedimentos, incertezas e limiares dos parâmetros medidos.

Linha Mult-K NG

Os analisadores de Qualidade da Energia da linha Mult-K NG realizam as medições conforme normas IEC61000-4- 30 Classe S, IEC61000-4-7, IEC61000-4-15 e classificam os eventos segundo a Resolução ANEEL- PRODIST Módulo 8.

Os analisadores podem ser aplicados em sistemas monofásicos, bifásicos ou trifásicos de baixa, média ou alta tensão, uma vez que é possível programar a relação do TP (transformador de potencial) ou TC (transformador de corrente) envolvidos na medição.

Permitem a medição de mais de 100 parâmetros elétricos em sistema de corrente alternada (CA), incluindo flicker, harmônicos de tensão e de corrente até a 40ª ordem, desequilíbrio de tensão, fator de potência real e de deslocamento, dentre outros. As leituras dos parâmetros e eventos podem ser realizadas de forma local ou remota.

Possuem três tipos de memória, sendo:

  • Memória não-volátil para armazenamento de parâmetros de configuração (relação de TP, relação de TC, tipo de ligação) e de grandezas acumulativas (consumo de energia);

  • Memória de massa para registro dos parâmetros elétricos medidos, com intervalos de armazenamento de 1 a 540 minutos (tipo 1) ou de 10 em 10 minutos (tipo 2 – memória de agregação);

  • Memória específica para armazenamento de mais de 1000 eventos de qualidade da energia, como:

    • Afundamentos de tensão;
    • Elevações de tensão;
    • Interrupções de Tensão.

As informações sobre os eventos são compostas de estampa de tempo, duração, fases atingidas e magnitude. A duração mínima de um evento para que ocorra a identificação é de um ciclo (16 milisegundos).

A Interface Homem Máquina é baseada nos displays OLED, que proporcionam maior campo de visão, melhor definição, menor consumo e são anti-reflexo.